Ajudamos Organizações e gestores na formulação, execução e desdobramento das estratégias organizacionais, utilizando metodologias e ferramentas comprovadamente vencedoras.

Por meio de serviços de consultoria, educação e eventos, promovemos a sustentabilidade das organizações, independentemente de seus setores de atuação, de forma a promover o alcance dos resultados esperados.

Conhecimento, agilidade, compromisso com resultados e capacidade de customização estão no DNA da MasterQual. Nossas características nos garantem uma posição diferenciada no mercado.

      Experiência comprovada em diversos setores,
        tanto no Brasil como no exterior.

      Abordagem multidisciplinar, adaptada às
        necessidades e ao contexto de cada cliente.

      Habilidades de relacionamento e contínua
        interação com o cliente.

      Senioridade reconhecida junto aos diversos
        níveis hierárquicos.

      Total compromisso na geração da solução mais
        adequada, assegurando ao cliente a
        internalização das competências necessárias.

Nossa essência é a fonte de inspiração para a realização das nossas atividades no meio empresarial. E nossos valores refletem exatamente aquilo que somos e no que acreditamos.

      Ética e transparência.

      Total compromisso com o cliente e com a
        geração dos resultados acordados.

      Disciplina no cumprimento do cronograma
        de atividades.

      Contínua interação com o cliente, de forma
        a "caminharem juntos".

      Seriedade e respeito ao cliente.

      Foco na plena satisfação do cliente.

 Guilherme Huguet, Diretor

Guilherme possui mais de 25 anos de experiência em organizações dos setores público, privado e terceiro setor, atuando principalmente no âmbito de planejamento estratégico, gestão estratégica, Balanced Scorecard (BSC), desdobramento da estratégia para as áreas organizacionais (painéis de desempenho), cultura organizacional, comunicação estratégica, entre outras abordagens.

Guilherme já liderou e atuou em mais de 150 projetos de planejamento estratégico, Balanced Scorecard (BSC) e outros temas e já desenvolveu e ministrou mais de 100 cursos abertos e in company.

Guilherme é professor de Planejamento e Gestão Estratégica de instituições como FGV, FAE (Paraná) etc., além de ser palestrante convidado de diversas organizações.

A partir de 2001, Guilherme tem atuado fortemente em segmentos como setor público, de siderurgia, portuário, energia, transporte de petróleo e derivados, têxtil, varejo, área de saúde, SMS, agroindústria, logística/transportes, financeiro, automotivo, seguradoras, Telecom, terceiro setor e muitos outros, desenvolvendo projetos, tanto no Brasil quanto no exterior.

Guilherme possui MBA pela Cranfield University (Reino Unido, 2001), MSc em Engenharia Industrial pela PUC-RJ (1995), com ênfase em Gerência da Produção e é engenheiro mecânico também pela PUC-RJ, 1992. Adicionalmente, Guilherme é especialista em metodologia de apoio à tomada de decisão pela London Business School - LBS (Reino Unido, março de 2004).

Desde 2007, Guilherme Huguet é conselheiro consultivo do RioVoluntário.

 Gloria Micaelo, Diretora

Gloria possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de planejamento estratégico, administração estratégica, Balanced Scorecard, cultura organizacional, diagnósticos empresariais, entre outras abordagens.

Gloria Micaelo é especialista  em aprendizagem organizacional, aplicação e análise de pesquisas de clima organizacional, desenvolvimento e aplicação de diagnóstico e alinhamento da cultura organizacional, integração dos processos estratégicos com os processos operacionais, aplicando conhecimentos de planejamento estratégico, cenários, Balanced Scorecard (BSC), desdobramento da estratégia e comunicação da estratégia. Gloria também possui vasta experiência em palestras e treinamentos in-company nas metodologias mencionadas.

Atua também como professora em cursos de pós-graduação, especificamente na área de administração estratégica e gerenciamento de projetos. É autora e revisora técnica de diversos materiais didáticos.

Possui Mestrado em Administração (Faculdades IBMEC – 2003) com ênfase em métodos multicritérios para tomadas de decisão, MBA em Finanças (Master Business Administration do IBMEC - 1993),  especialização em Management for Senior Executives (SMU, Texas, EUA - 1996). É engenheira química (UFRJ/EQ - 1979) com especialização em Engenharia de Processamento de Petróleo (UFRJ/Petrobras - 1979).

 Paulo Augusto Huthmacher, Consultor

Paulo Augusto possui mais de 60 anos de experiência profissional e é especialista em planejamento empresarial e métodos organizacionais.

Paulo Augusto também apresenta grande experiência em realização de cadastro e levantamento aerofotogramétrico, atuando como gerente técnico de cadastros municipais.

A partir de 2000, Paulo Augusto vem atuando na área de pesquisa junto a institutos de desenvolvimento estaduais.

Paulo Augusto é graduado em Engenharia de Produção e também é analista de sistemas.


 Marcelo Magalhães, Consultor

Marcelo possui mais de 27 anos de experiência profissional atuando em áreas de consultoria com foco em mapeamento e redesenho de processos, implementação de escritório de gestão de processos, além de várias outras abordagens.

Marcelo é Professor do FGV Management e de outras instituições como UFRJ, IBMEC, IDEMP e FUNDAÇÃO DOM CABRAL.

Professor e Palestrante nas cadeiras de Gestão Estratégica de Processos, Mapeamento, Modelagem e Melhoria de Processos, Arquitetura Organizacional, Estratégia Empresarial e Tecnologia e Sistema de Informações em Pós-Graduação.

Marcelo também possui experiência executiva como engenheiro de obra e gerente dos Departamentos de Manutenção de Obras e de Racionalização da Construção em empresas de grande porte.

Marcelo é Mestre em Administração pela COPPEAD-UFRJ, doutorando em Engenharia Civil e é graduado em Engenheiro Civil.


 Sydney Hinterhoff, Consultor

Sydney possui cerca de 30 anos de experiência, atuando como Gerente de Projetos, Gerente de Sistemas, Analista de Sistemas e Analista de Processos.

Desenvolvimento de projetos multidisciplinares, atuando como integrador de diversas áreas em todo o ciclo de vida dos projetos.
Experiência em definição e suporte à Metodologias de Gerenciamento de Projetos, suporte aos gerentes de projetos no planejamento e controle de projetos críticos e recuperação de projetos impactados, gerenciamento de riscos compartilhados entre projetos e gerenciamento de programas.

Vivência na área de Processos utilizando a notação BPMN para produzir os mapas de processos AS IS e TO BE.
Certificado PMP pelo PMI, pós-graduado em Administração e certificado ITIL.

Nove anos como Consultor de Projetos Corporativos na Contax, empresa com mais de 30 sites físicos e 100 mil funcionários, e treze anos como Gerente de Projetos no Banco Nacional, gerenciando carteira de sistemas com movimentação superior a US$ 1 Bilhão mensal.

 Pâmella Vilarinho de Almeida, Consultora

Pâmella é consultora de processos organizacionais e acumula experiência em atividades como diagnóstico e redesenho de processos, reestruturação financeira, diagnóstico empresarial, inovação, entre outras competências.

Pâmella também foi consultora de negócios pelo SEBRAE RJ com experiência em prospecção de empresas, desenvolvimento de indicadores táticos e operacionais, monitoramento dos resultados com a utilização do Ciclo PDCA, desenvolvimento e gestão de parcerias estratégicas, elaboração de relatórios técnicos, entre outras atividades.

Pâmella possui MBA em logística de Comércio Exterior pela FATEC, Rio de Janeiro (2016), e é bacharel em Relações Internacionais pela UNILASALLE, Rio de Janeiro (2010).

 Nina Rosa Aguiar, Consultora

Nina possui mais de 30 anos de experiência profissional atuando em áreas de consultoria e educação profissional e tecnológica. Sua trajetória também contempla a área de planejamento estratégico, gestão de projetos, qualidade e produção cultural. Nina também é professora e orientadora de TCC de cursos de Pós-graduação e possui diversos artigos publicados.

Nina é Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense com especialização em Direito e Processo do Trabalho pela UGF.

Nina acumula experiência como gestora dos projetos nacionais da área de educação profissional e tecnológica junto ao SENAI (Departamento Nacional), além de ter desenvolvido e implantado dezenas de cursos de Pós-graduação e extensão acadêmica, presenciais e à distância.

Nina também é especialista em metodologias como planejamento estratégico, Balanced Scorecard (BSC) e gestão de projetos.

 Liberato Pedro Pimentel Júnior, Consultor

Liberato possui mais de 30 anos de experiência profissional em Sistemas de Gestão da Informação e Business Process Management (BPM), além de ampla experiência em implementação de ERP em várias empresas.

Vem trabalhando com análise, desenvolvimento, implementação e suporte de sistemas integrados para as áreas de Finanças, Administrativa, Manufatura, Suprimentos, Comercial e Recursos Humanos.

Forte atuação em projetos de Engenharia de Processos de Negócios em diferentes áreas tais como: agro-indústria, construção civil, banking, seguros, transportes, logística, mineração, energia elétrica, petrolífera e telecomunicações.

Liberato é graduado em Engenheiro Civil e pós-graduado em Sistemas de Informação, além de possuir certificação em Aris ToolSet e Metodologias IDS (BPM) e Especialização em Programação de Computadores

 Marcos Huthmacher, Consultor

Marcos possui mais de 30 anos de experiência profissional e é especialista em administração, gestão patrimonial e logística.

Marcos também acumula forte experiência em estocagem nos sistemas 123 e ABC, Processo Just in time, montagem no sistema CKD, fluxo de abastecimento, controle de qualidade, centro de logística, logística reversa e qualidade total.

Outras competências incluem domínio de Sistema SAP Sr3 e Módulo Financeiro, Gerenciamento de Projetos (PMO), rollout de plataformas, expansão mainframe, e testagem de sistemas em ambiente segregado.

Marcos é graduado em Economia, pós-graduado em E-Commerce e possui MBA em Logística.


 Elaine Leão de Melo Andrade, Consultor

Elaine possui mais de 20 anos de experiência atuando em empresas multinacionais e nacionais.

Atuação pautada na coordenação e suporte aos subsistemas de RH como: gestão de indicadores de RH, gestão orçamentária do RH, avaliação de desempenho e de competências, programa de sucessores, programa de participação nos resultados, R & S, T & D, administração de pessoal , benefícios e relação sindical.

Elaine também possui experiência em coordenação de equipes de produção e de gestão e qualidade, além de atuação em implantação de escritório de processos e da metodologia BPMN e mapeamento , desenho e redesenho de processos.

Outras experiências: domínio da ferramenta Balanced Scorecard e implantação de Modelo de Gestão, com desdobramento de metas e gestão de indicadores de performance e Implantação e manutenção de certificação ISO 9001.

Elaine é graduada em Engenharia, pós-graduada em Administração de Empresas e Mestre em Gestão Empresarial.

 Fernando Antônio Couto Gammino, Consultor

Fernando é especialista em governança corporativa e em direito societário, empresarial e contratual, possuindo uma experiência ampla e generalista que abrange diversas questões tributárias e contenciosas. Nos últimos anos implementou um setor contencioso de volume significativo para cobrar dívidas de conhecido banco múltiplo, adotando práticas inovadoras frente aos concorrentes que renderam troféu de melhor performance ao escritório.

Fernando é graduado em Direito pela UERJ em 2002, e cursou Legum Law Magister em Direito Empresarial no IBMEC-RJ (2004). Trabalhou em alguns dos maiores e mais respeitados escritórios de advocacia da América Latina, coordenou curso de pós-graduação lato sensu de Governança Corporativa do Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da UERJ. Possui livro publicado sobre o tema, já tendo sido convidado a dar palestras na PREVI, Banco do Brasil e ANP. Foi sócio da GT Consultoria Tributária & Financeira, que hoje é líder no Brasil em assessoria a empresas que desejem se enquadrar na Lei do Bem (benefícios tributários para desenvolvedores de P&D).

 José Vicente Bandeira de Mello Cordeiro, Consultor

Possui 15 anos de experiência em gestão estratégica e de operações, atuando como executivo e consultor nos setores público e privado, em vários segmentos, como: hotelaria, serviços em geral, indústria automotiva e metal-mecânica, educação, saúde, alimentos, bebidas, transportes e logística.

Nos últimos anos tem atuado principalmente como consultor de órgãos públicos e empresas privadas, implementando projetos focados no planejamento e implementação da estratégia, incluindo construção de mapas estratégicos e implementação do BSC, mapeamento, re-projeto e melhoria de processos, entre outros.

Coordena os Cursos de Pós-Graduação em Gestão de Projetos, Logística Empresarial e Gestão da Produção da FAE Business School de Curitiba, como também o Curso de Graduação em Engenharia de Produção da mesma instituição, lecionando nos níveis de graduação e pós-graduação.

José Vicente é Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Mestre em Engenharia Industrial pela PUC-Rio (1996), onde concluiu a graduação em Engenharia Mecânica em 1992.


A MasterQual tem projetos de consultoria e educação implantados em organizações públicas, privadas e do 3º setor,
nos mais diversos segmentos, como por exemplo: